Quando pensa na palavra carreira que imagens vêm a cabeça? Se você experimentar colocar a palavra carreira no Google e clicar em imagens verá imagens como: escada, escalada, corrida, foguete em sua maioria imagens que remetem a uma progressão, a próxima promoção e a próxima promoção... quase que uma corrida de obstáculos. Aliás um dos significados da palavra carreira é corrida. E com o avanço vem as recompensas, dinheiro, status, poder e autoestima que está relacionada ao reconhecimento.
Mas carreira é apenas uma das formas como nos relacionamos com trabalho. Existem ao menos outras duas que eu gostaria de nomear aqui: Emprego e Propósito. O emprego está focado nos benefícios materiais do seu trabalho como renda e exclui significado e satisfação da relação. A relação é uma relação de troca. Eu trabalho e sou remunerado por isso e ponto. O trabalho é um meio para ganhar dinheiro para desfrutar do seu tempo longe dele.
Já o propósito é o oposto. São as pessoas que não trabalham estritamente por recompensas financeiras ou por progresso, mas pela satisfação que o trabalho traz. Focam no significado trabalho e no sentido de propósito que ele proporciona.
Para começar a pensar sobre qual sua relação com o trabalho, você pode responder as quatro rápidas perguntas abaixo. Escolha uma reposta para cada pergunta e compute o percentual de respostas A, B ou C.
1.Qual a sua maior motivação?
A. Salário e estabilidade
B. Dinheiro e crescimento
C. Trabalho em si
2.Para você trabalho, significa:
A. Necessidade
B. Conquista
C. Propósito e paixão
3. Quais suas expectativas?
A. Nenhuma
B. Reconhecimento e "status"
C. Mundo melhor
4. Você está olhando para:
A. Sextas-feiras / férias
B. Próxima promoção
C. Mais trabalho
Para que teve a maioria das respostas A: EMPREGO = ACREDITA QUE O TRABALHO É UMA NECESSIDADE INEVITÁVEL
A principal razão para trabalhar é ter dinheiro suficiente para se manter e manter sua vida fora do trabalho. Se ganhasse na loteria, pararia de trabalhar para curtir a vida. Vive para os finais de semana e fica incomodado quando o trabalho invade a vida pessoal . Não gosta de falar sobre trabalho com os outros e a maioria das suas relações pessoais não são com pessoas do trabalho. Não tem muito controle sobre sua vida profissional e, provavelmente, escolher ia fazer outra coisa, se lhe fosse dada a oportunidade.
Para que teve a maioria das respostas B: CARREIRA = ACREDITA QUE O TRABALHO DÁ A CHANCE DE CRESCER E SER BEM SUCEDIDO
É estratégico e trabalha duro para desempenhar bem, no sentido de avançar na carreira. Está disposto a investir seu tempo em atividades que acha que não tenham significado para seguir em frente. Espera estar em um posição mais alta nos próximos anos.
Para que teve a maioria das respostas C: PROPÓSITO = ACREDITA QUE O TRABALHO É
POTENCIALMENTE UMA PARTE VALIOSA E SIGNIFICATIVA DA VIDA.
sso mesmo quando é estressante ou difícil . Gosta de falar e refletir sobe o trabalho. Também gosta de construir os relacionamentos com colegas com que convive no trabalho. Sente que a vida profissional é criada por ele. Fez sacrifícios para trabalhar com o que ama. Orienta-se pelo que pode causar impacto positivo na vida dos outros e no mundo.
Se quiser compartilhar seu resultado nos comentários, fique à vontade.
Fonte: Adaptação de 2016 Workforce Purpose Index. Imperative / LinkedIn, 2016 e Wrzesniewski , A. , McCauley, C. , Rozin, P. , & Schwartz, B. Jobs, careers, and cal ings: People's relations to their work. Journal of Research in Personality. 1997
Comments